Hoje em dia é muito mais comum encontrar espaços menores para ocupar, tanto pela praticidade quanto pelo preço. Entretanto, casas pequenas podem ser muito difíceis em comportar objetos. Ainda mais para pessoas que possuem diversos itens pessoais e acham complicado se desfazer deles, uma vez que esses artigos possuem um grande valor emocional.

Pensando nisso, a Para Guardar elaborou um artigo mostrando as melhores maneiras de como guardar objetos em casas pequenas. Acompanhe.

1. Itens pouco utilizados

O primeiro passo uma organização de casas pequenas é tirar de vista objetos pouco utilizados. Geralmente, esses têm valor sentimental e você poucas vezes os procura. Roupas antigas, livros, álbum de fotografias são exemplos de artigos que podem ser armazenados em uma caixa especial. De preferência em caixas organizadoras com tampa e fecho, uma vez que protege e conserva seus objetos de umidade e poeira.

2. Livros

Se você for do tipo de pessoa que gosta de exibir sua coleção de livros o ideal para organizá-los seria em uma estante. Nesse caso, prefira uma vertical e que vá até o teto. Assim você pode dispor os livros que menos ler nos espaços mais altos e os que lê com mais frequência da altura dos olhos para baixo.

Uma outra dica é utilizar compartimentos de móveis multiuso para guardá-los. Aquela cama com baú ou um hacker sobrando espaço podem ser utilizados para esse fim. Evite guardar livros em caixas de papelão. Se o ambiente for úmido, poderá danificá-los.

3. Objetos de papelaria

O desafio de organizar pequenos objetos é que eles se espalham facilmente ou, muitas vezes, se perdem. Itens de papelaria devem ser mantidos de preferência no mesmo ambiente para que você perca menos tempo procurando o que precisa.

Nesse caso, abuse de porta-trecos para colocar canetas, lápis, clipes e outros pequenos artigos que sempre ficam à mão. Itens usados com menos frequência, como bloquinhos, post-its, fita adesiva, tesoura ou papeis devem ser organizados em uma gaveta.

Dentro da gaveta use uma divisória para deixá-la organizada. Separadores de gaveta proporcionam uma melhor visualização do que você tem, além de ser muito mais fácil de procurar objetos na pressa.

Leia também:
Box de armazenamento: o que observar antes de contratar
Como proteger móveis e objetos durante a reforma da casa?

4. Roupas

Você pode ter muito mais espaço nas suas gavetas se souber organizar roupas do jeito certo. Que tal separar suas gavetas por tipo de peça? Uma gaveta para roupa íntima e pijama, outra para camisetas e uma para bermudas e calças. Fica muito mais fácil de procurar uma vestimenta naquela pressa do dia a dia.

Uma dica é não colocar as peças uma em cima da outra. No caso de camisetas, busque um método para dobrá-las e deixá-las na vertical. Para dobrá-las una as mangas verticalmente ao centro da peça e depois dobre em três partes. Quanto menor estiver, mais espaço para você na gaveta.

Calças ou bermudas dobre-as ao meio na vertical e depois em três partes. Se no seu guarda-roupa há espaço para pendurar roupas no cabide, prefira colocar camisas, casacos e peças com tecido fino, que amassam fácil. Assim você não tem o trabalho de passá-las toda vez que for sair.

5. Maquiagens

Itens de maquiagem se misturam e se perdem facilmente. Eles são muitos e diferenciados, sendo difícil de organizá-los adequadamente. Para criar um método mais fácil de organizar maquiagem separe as usadas diariamente e deixe à vista em uma bancada. As makes mais utilizadas para momentos especiais você pode colocar em organizadores ou caixas coloridas.

As caixas também podem ser divididas em categorias: pincéis, batons, sombras, itens para pele e etc. Na hora de se arrumar é só dispor as caixinhas e escolher os itens. Uma gaveta com divisórias também é uma ótima dica. Se for espaçosa melhor ainda. Deste modo todas as peças ficam em um só local.

Se quiser ainda deixá-las como ornamentação providencie um quadro de metal e coloque um imã atrás dos itens. Assim fica como se fosse um quadro decorativo e temático.

6. Jogos e brinquedos

Crianças gostam de todos seus brinquedos à mão. Geralmente elas se enjoam fácil de um e já partem a procura de outro mais divertido. No final da brincadeira você vê o ambiente totalmente tomado por objetos espalhados.

O ideal é guardar os brinquedos em caixas organizadoras categorizadas por um símbolo que a criança identifique. Quando o pequeno se enjoar de um tipo ele pode guardar e abrir outra. As categorias podem ser: ao ar livre, artes, jogos, pelúcias, carros, bonecas, livros, etc. De preferência categorias que não se misturam. Justamente para que a criança abra uma caixa por vez.

7. Itens colecionáveis

Se você é um colecionador, com certeza se deparou com a dificuldade de organizar seu acervo no pouco espaço disposto na casa pequena. Todavia, é possível se organizar e providenciar um espaço para exibir a coleção que você tem tanto orgulho.

Há algumas dicas para organização de objetos colecionáveis. Por exemplo, se você mantém uma coleção de bottons, selos, rolhas ou objetos pequenos, uma ideia criativa de mostrá-las são em molduras feitas especialmente para seus itens ou em caixas que se assemelham a quadros. Vasos transparentes ou garrafas também podem armazenar sua coleção, tornando-o um objeto decorativo para sua casa.

Funkos, bonecos, carros e artigos maiores podem ser dispostas em uma estante ou prateleiras. Para não empoeirar, prefira colocá-los em caixas de acrílico. Você também pode mandar fazer um móvel exclusivo para exposição, com iluminação interna. Não esqueça de mantê-lo fechado para proteger da umidade.

Pronto para se organizar? A Para Guardar conta com conteúdos para ajudar na organização do seu espaço. Que tal estender a leitura e ver nosso post Querendo arrumar a casa? Conheça o método de sucesso Marie Kondo.

Leave a Comment

© 2019. Para Guardar Self Storage. Todos os direitos reservados.

×