Descubra se você é um acumulador

Pensar que em algum momento precisará de certos objetos pode levar pessoas ao transtorno obsessivo compulsivo (Toc), onde o indivíduo acumula objetos e materiais que tomarão espaço e aos poucos deixarão a casa desorganizada e com a aparência de suja. Especialistas argumentam que uma série de fatores podem desencadear a acumulação compulsiva como carências emocionais, que poderá levar, ainda, ao isolamento social. O apego exagerado a objetos pode ter raízes psicológicas, como a perda de pessoas queridas e medo do futuro. Esse vazio interior é preenchido pelo acúmulo de peças inutilizadas. A doença mental, que nasce de um transtorno de ansiedade possui três características principais:

 

1-      A reunião de bens ou objetos que parecem inúteis para a maioria das pessoas;

 2- A incapacidade de se livrar de qualquer um dos objetos ou bens recolhidos;

 3 – Um estado de aflição ou de perigo permanente.

No entanto, a doença não pode ser confundida com coleções de objetos específicos, já que um acumulador reúne diferentes tipos de objetos e materiais aleatórios e desorganizados. A acumulação compulsiva também é conhecida como Síndrome de Miséria Senil ou Síndrome de Diógenes, devido ao filósofo grego, Diógenes de Sinope, que vivia como um mendigo, dormia num barril e recolhia da rua inúmeros objetos sem valor. Trata-se de uma perturbação que diminui a mobilidade e interfere com a realização das tarefas mais básicas do dia a dia, como a alimentação de um idoso, a forma de se vestir e a sua higiene pessoal.

Quem desenvolve a Disposofobia

A doença que se manifesta principalmente em idosos, também pode ser comum em alguns jovens, que sofrem de ansiedade ou depressão. Geralmente são pessoas solitárias ou que têm problemas de interação social, tanto pela compulsão em si (que causa bagunça e vergonha de receber pessoas), quanto por dificuldades de relacionamento que o distúrbio traz.

 

Fase inicial de um acumulador

  •         Pega coisas no lixo que poderá ser útil um dia;
  •         Guarda caixas vazias, embalagens descartáveis ou de presentes e dizer que podem ser úteis um dia;
  •         A coleção de objetos obstrui espaços em casa.

Fase avançada

  •         A pessoa reconhece o transtorno que possui;
  •         O acesso à residência ou a compartimentos da casa fica obstruído devido ao acúmulo de objetos,
  •         Há dificuldade para limpar a casa;
  •         Possuir muitos animais tais como gatos e cães e não cuidar corretamente deles;

Como evitar

* Não guarde pacotes só porque são bonitos;

* Separe o que realmente pode ser armazenado e leve para um self storage;

* Faça uma limpeza em seu guarda-roupa e doe tudo que você não utiliza há mais de seis meses: roupas, sapatos e casacos;

* Jogue fora o que estiver quebrado, estragado, que ninguém usa mais. Isso inclui brinquedos das crianças, jogos, monitores e impressoras;

* Faça uma limpeza geral nas gavetas de papéis. Livre-se tudo o que não contenha informações sigilosas;

* Mantenha a casa organizada, tendo um lugar para cada coisa e mantendo cada coisa em seu lugar;

* Caso a pessoa sinta-se mal ou tenha dificuldades em se livrar dos objetos, procure ajuda de um terapeuta. Talvez seja depressão, ansiedade ou TOC.

Leave a Comment

© 2019. Para Guardar Self Storage. Todos os direitos reservados.

×