Tudo o que você precisa saber para realizar uma mudança residencial

Planejamento e antecedência são as palavras de ordem quando o assunto é mudança de lar. De acordo com Lívia e Lia Chagas, personal organizers da empresa Em Ordem, depois de decidir fazer a mudança é necessário fazer um cronograma que esteja em sintonia com a data que a família deseja entrar na nova residência. É nesta programação que devem estar incluídas atividades como empacotar os objetos, utensílios, equipamentos, contratar caminhão de mudança, alteração de endereço de correspondências (assinaturas de jornal, revistas, banco) e compra de material necessário para a mudança (caixas de papelão, fita adesiva, canetas marcadoras, etiquetas). Caso tenha filhos em idade escolar deve-se atualizar o cadastro da escola também. É necessário, ainda, avaliar, se o novo lar necessitará de reparos como manutenção elétrica, hidráulica e pintura, pois o ideal é fazê-los antes de entrar na casa, para que a mudança e adaptação sejam menos turbulentas. Além disso, a casa que está deixando for alugada, não se esqueça de programar os reparos para a devolução do imóvel ao inquilino.   

 

Por onde começar a mudança, talvez seja a maior dúvida de quem está em processo de mudança. Por isso, as profissionais orientam que a desmontagem pode iniciar pelos cômodos menos usados pela família ou por aqueles que não são tão necessários, como , como sala de TV e  sala de estar. “Pode-se também, ao invés de começar por um cômodo específico, começar embalar objetos de pouco uso. Como coleções, itens de decoração, deixando para o último dia somente o que for realmente necessário para o dia a dia”, explica Lívia.

 

Antes começar a embalar os objetos, aproveite para fazer uma triagem e retire os itens que não usa mais e separe os que pretende doar, vender e não perca tempo embalando coisas inúteis e desnecessárias. Após embalar os pertences, anote o que tem dentro da caixa e a qual ambiente ele pertence. “Seja bem específico. Por exemplo, quarto das crianças, sala de TV. Ao invés de somente quarto e sala. Assim a equipe de mudança irá saber exatamente onde colocar cada caixa quando estiverem descarregando sua mudança”, disse ao salientar a importância do uso de material resistente como caixas a papelão, plástico bolha, jornais, fita para lacrar caixas. “Cuidado para não colocar fita diretamente nos móveis, pois às vezes o dano é irreversível. Se contratar um caminhão de mudança, esse material será fornecido pela própria empresa, só fique atento para que tudo seja embalado de acordo com suas instruções”, informa. Tenha cuidado com itens mais frágeis como louças, copos, quadros de decoração. TVs, computadores e acessórios eletrônicos também precisam ser embalados e transportados cuidadosamente. Não esqueça de identificar a caixa como ‘frágil’, assim, a  equipe de mudança tomará um cuidado extra, e não irá empilhar outras coisas em cima dessas caixas.

 

Self Storages

 

Ao surgir a necessidade de levar os pertences a um self storage de Manaus, o cuidado deve ser o mesmo com os itens de mudança. É importante identificar bem cada caixa e tomar cuidado ao empilhar. Escreva do lado de fora tudo que tem na caixa para não esquecer o que há lá dentro.Além disso, alguns self storages alugam caixas mais resistentes para manter os pertences mais seguros.

 

No novo lar

 

Em primeiro lugar, coloque os móveis grandes no lugar, como camas, sofás e geladeira.

 

Depois monte os cômodos iniciando com o que é mais necessário para sua família, como cozinha e quartos. Em seguida, prossiga a organização de cômodos que usa com menos frequência, ou que pode viver alguns dias sem, como a sala de tv, quarto de brinquedos e por último a decoração. Questionada sobre a existência de um período propício para mudança. Lívia informa que no geral, as pessoas programam suas mudanças de acordo com suas situações financeiras ou necessidade por causa do trabalho. No entanto, ela esclarece, que se houver a possibilidade de escolher o período, o melhor é optar pelo mês de férias ou algum momento em que possa ficar mais tempo em casa e acompanhar uma mudança.

 

Além de poder contratar os serviços da empresa Em Ordem, ao precisar de auxílio em organização de residências e empresas, o chefe da família também poderá envolver todos os integrantes da casa na mudança, onde cada um terá a responsabilidade de cuidar de seus pertences. “Isso não é tão simples quando temos crianças pequenas ou quando os pais possuem um trabalho secular. Nesse caso pode-se contar com a ajuda dos empregados da casa, ou com consultoras de organização. No caso da Em Ordem, cuidamos da mudança desde o planejamento e montagem do cronograma até a entrega da casa nova montada.” , conclui Lívia.

Leave a Comment

© 2019. Para Guardar Self Storage. Todos os direitos reservados.

×