Imagine a seguinte cena: você chega em casa depois de um dia cansativo no trabalho. Ao adentrar a sala de estar, está ali um sofá lindo e confortável. Um verdadeiro convite para se esparramar. Você deita e aprecia a vista do seu ambiente lindamente decorado, as cores e os objetos em sintonia criando uma atmosfera aconchegante e tranquila.

Epa, um segundo. Você mora em um apartamento pequeno e não dá nem pra pensar em querer algo assim!

Se este é o seu caso, pode ficar tranquilo. Não precisa se desfazer do sonho. É normal ficar sem ideia quando não há muita liberdade de espaço.

E para decorar ambiente pequenos e conseguir esse mesmo efeito, é só continuar lendo a matéria para aprender em 5 dicas como deixá-lo com um ar renovado.

Decoração para apartamento pequeno

Cada centímetro é importante quando falamos desse assunto. Se você der asas a sua criatividade com bom senso, é certeza conseguir resultados dignos de capa de revista.

Sem dúvida é muito bom criar ambientes acolhedores e bonitos, mas tão importante quanto isso é torná-los funcionais.

1. Crie sensação de amplitude

Para isso use espelhos, eles dão a sensação de espaço maior. Mas fique atento! Para não pesar na decoração, evite posicioná-lo perto da televisão ou encher a casa de espelhos.

Escolha um ponto estratégico e foque nele, como a parede da mesa de jantar, no canto do quarto ou em cima de um aparador.

Outra dica para conseguir o efeito de espaço amplo é evitar barreiras visuais entre os cômodos. Para isso invista em móveis baixos ou vazados para fazer uma divisão sutil entre os ambientes.

2. Escolha móveis proporcionais

Na hora de comprar a mobília não se deixe levar pela empolgação. Tenha sempre em mãos uma fita métrica e seja realista. Não adianta ter móveis enormes em apartamentos pequenos, é preciso ter espaço suficiente que possibilite a circulação.

Para aproveitar o máximo de espaço aposte em mobiliário sob medida. Quando se tem metragem reduzida eles são a melhor opção, aliando beleza e praticidade. Com móveis planejados você otimiza e dá utilidade a cada cantinho. E mais: ainda projeta do jeito que você quiser.

Leia também:
Querendo arrumar a casa? Conheça o método de sucesso Marie Kondo
Casas pequenas: descubra 7 maneiras de organizar seus objetos 

3. Tenha móveis multiuso

Considere adquirir ou encomendar móveis que ofereçam possibilidades de uso. Assim seus espaços ficam funcionais e menos poluídos visualmente. Eles são soluções práticas para otimizar espaço e fazem o investimento valer a pena.

Confira algumas sugestões:

– Sofá-cama;

– Mesas e cadeiras dobráveis;

– Pufes e cama com espaço interno para armazenamento;

– Mesa de centro com prateleiras decorativas;

– Pufe redondo: serve de apoio para os pés e é um assento adicional na sala.

4. Aproveite cada canto

Faça uma análise criteriosa e identifique cantinhos ociosos que podem ser funcionais. As quinas são ótimos locais para instalar gabinetes. Com eles você ganha espaço para guardar coisas que dão volume, como panelas e outros utensílios de cozinha, e também materiais de limpeza.

As prateleiras são uma mão na roda para organizar seus objetos e ainda dão um toque especial na decoração. Exponha livros, lembranças de viagens, quadros utilizando menos espaço que uma estante ocuparia.

Os penduradores para bolsas e araras podem facilmente substituir armários. Usando-os com cautela, eles conferem uma atmosfera criativa e despojada ao seu ambiente.

5. Utilize cores claras

A melhor maneira de manter um ambiente iluminado é usando cores neutras e claras. E um apartamento pequeno pode ser beneficiado com esse truque.

Isso não quer dizer que só está permitido pintar tudo de branco. Use cores fortes nos detalhes, como almofadas, quadros ou no tapete. Pode até ter uma parede com uma cor de destaque em comparação com as demais em tons neutros. As possibilidades são infinitas, basta usar a criatividade.

A cor do piso também influencia. Unifique o tom para dar a sensação de amplitude que tanto se deseja em um local pequeno. Não precisa se preocupar com a sujeira e o stress de trocar a cerâmica. Existem no mercado opções de revestimentos para pisos que são resistentes e com a facilidade de serem removidos sempre que você desejar.

Viu só como é possível ter o apartamento dos sonhos mesmo que ele seja pequeno? Agora que você já aprendeu com as nossas dicas quais são os truques para otimizar espaços reduzidos, ficou fácil renovar os seus ambientes levando muito conforto e estilo. Que tal descobrir qual é o momento certo para alugar um guarda-volumes?

Deixe um Comentário

© 2019. Para Guardar Self Storage. Todos os direitos reservados.