Embora pareça uma atividades simples da equipe de logística, a organização do estoque é fundamental para garantir que os níveis de armazenamento sejam mantidos para poder atender a sua demanda.

Gerenciar um estoque não é nada fácil, principalmente para as lojas virtuais. É preciso ter um planejamento bem elaborado para ter uma boa administração a fim de evitar desperdício com acúmulo de material.

Para que você tenha um controle eficiente do seu comércio online, nós da Para Guardar temos algumas dicas que podem te ajudar a organizar seu estoque. Confira!

Algumas vantagens do controle de estoque

  • Possibilidade de liberar espaços produtivos;
  • Viabiliza identificar os produtos que estão sem saída;
  • Supre as demandas de venda;
  • Consegue evitar o desvio de produtos e materiais;
  • Evita os atrasos de fornecedores;
  • Pode criar estratégias de atendimento;
  • Pode se adequar às cotas de fornecimento.

A redução do número de extravios também é um dos benefícios mais importantes.

(Re)Calcule seu Lead Time

Se você trabalha com a produção da sua mercadoria, fique atento ao tempo que você leva pra realizar essa atividade e ao volume que você consegue estocar. Verifique também o lead time, o tempo que leva o processo de compra, desde a solicitação do produto até a entrega efetiva ao cliente.

O tempo de cada processo deve ser calculado para que seja possível determinar com mais exatidão quanto de estoque sua empresa precisa para respeitar o tempo de conclusão e entrega do pedido, garantindo assim a satisfação do cliente.

Use indicadores de logística para o controle de estoque

Um indicador que você pode e deve utilizar frequentemente nesse processo é a Curva ABC. A Curva ABC é utilizada na logística para melhorar a gestão e controle de estoque, entre muitas ações, inclui mapear os produtos mais estratégicos de uma loja virtual.

É a partir do gráfico que é gerado com base nos produtos vendidos em sua loja que é possível identificar quais deles têm maior demanda. Isso trará percepção para avaliar se as mercadorias que você adquire em maior quantidade são de maior importância ou se é o caso de reduzir a compra.

Crie uma rotina de inventários

Ter estratégias é fundamental para a organização de estoque, entretanto, criar uma rotina para os inventários é indispensável. Manter todos os números atualizados é o que irá permitir que você tenha o real controle sobre seu estoque.

Os inventários são fundamentais para que toda a equipe saiba da quantidade de mercadoria disponível e da movimentação dos materiais, tanto de entrada como de saída. Isso facilita a montar uma estratégia de compra, por exemplo.

No e-commerce, para ter uma melhor visibilidade de produtos disponíveis, ter um sistema de gestão de estoque em tempo real é o fundamental. Para cada item que for vendido deve ser dado baixa, isso para que determinado produto não fique em falta no momento em que o cliente esteja comprando.

Leia também:
Escritório pequeno: como aproveitar melhor o espaço para trabalhar?
Gestão de documentos: veja 5 dicas para organizar a papelada da empresa

Anuncie somente o que tem em estoque

Os clientes de e-commerce tendem a ser impacientes em situações em que fazem o pedido e não tem suas expectativas atendidas pela falta no estoque. Por isso, é muito importante ter tudo sob controle e retirar da internet itens indisponíveis.

Se por alguma eventualidade ocorra a falta do produto, é interessante colocar a previsão de reposição. Dessa maneira, diminui o risco de perder mais vendas e assim deixa o consumidor mais tranquilo na hora de comprar.

Tipos de estoques, vantagens e desvantagens de cada modelo

Estoque compartilhado

Essa é a realidade de e-commerces que atuam em parceria com suas lojas físicas. Ao mesmo tempo em que isso parece vantajoso, esse tipo de armazenamento também apresenta desafios em sua administração. As vendas de uma mesma mercadoria podem ser realizadas simultaneamente, correndo o risco de ter apenas um produto disponível.

Por isso o controle deve ser instantâneo e bastante rigoroso.

Estoque descentralizado

Neste modelo, a empresa conta com mais de um centro de distribuição, ou seja, a mercadoria é dividida e estocada em diferentes pontos. O custo para manter vários espaços é maior e apenas com uma boa logística é possível diminuir os gastos de transporte e tempo de entrega. É preciso atenção à demanda para evitar prejuízos.

Estoque terceirizado

Essa estrutura de estoque é bastante usada por marketplaces, enviando mercadorias aos clientes a partir de uma ordem de venda emitida pela empresa vendedora. Existem dois modelos que podem ser usados dentro deste.

O Drop shipping

A compra de produtos de acordo com a demanda. A vantagem é que você não fica com produtos parados e não tem que investir em estoque. Entretanto precisa estar muito bem alinhada à demanda do e-commerce para que não haja faltas.

O Cross docking

Este modelo funciona assim: o fornecedor envia a mercadoria para o e-commerce e ele se encarrega de entregar o produto para o consumidor final. Assim, você tem menos gastos, mas tem controle de todo o processo de envio. Entretanto, você corre o risco de perder tempo, por depender do envio do fornecedor.

Agora que você já sabe a importância de ter um gerenciamento do estoque, você precisa saber que pode contar com a Para Guardar para armazenar seus produtos em um local totalmente seguro e com acesso fácil.

Gostou das dicas para ter um controle melhor do estoque do seu e-commerce? Que tal descobrir mais sobre como o espaço pode ajudá-lo? Clique aqui e encontre uma solução do tamanho que você precisa!

Deixe um Comentário

© 2019. Para Guardar Self Storage. Todos os direitos reservados.