Dicas para mudar do escritório para o home office

O `home Office` é  uma modalidade de trabalho que já existe e que é ampliada a cada dia, pelos seus seguidores que não aguentam o trânsito na ida e na volta para o trabalho ou o tempo perdido em reuniões desnecessárias.  No Brasil, devido à crise econômica, este novo modelo também está se fortalecendo. Uma pesquisa da consultoria Global Place Analytics, realizado nos Estados Unidos, destacou que 50% dos profissionais entrevistados ocupam cargos que podem ser executados em `home Office` e 79% gostariam de trabalhar em casa, pela facilidade e ausência de atividades que só atrasam o trabalho. Para empresas que oferecem essa opção aos funcionários ou trabalhadores autônomos, confira dicas que irão deixar a transição do local de trabalho descomplicada e fácil de ser realizada.

 

  1. Contrate um self storage. Possivelmente você terá de armazenar os objetos e móveis de um dos cômodos da sua casa, que irá se transformar em um escritório de trabalho. Por isso, antes de mudar a modalidade de trabalho, contrate o serviço de auto armazenamento para ter mais espaço em seu novo local de trabalho e apresentar um local organizado nas reuniões feitas via internet. Essa também é uma boa alternativa para você armazenar mercadorias e equipamentos da sua empresa.

 

  1. Mantenha a rotina.  Disciplina. Esta é a palavra para manter o sucesso no home office. Por isso, desperte no mesmo horário que acordaria para ir ao escritório. Caso, você, tomasse banho pela manhã, continue com o hábito. Vista-se para o dia de tarefas. Isso porque, trabalhar de casa também significa reuniões por vídeo via web. Evite dormir horas a mais, isso pode comprometer a lista de tarefas e a produtividade;

 

  1. Crie uma área de trabalho. Escolha um local onde haja pouco ou nenhum fluxo de pessoas e adapte-o as suas atividades. Caso, não seja possível, separe uma mesa que esteja em um ambiente sem distrações como televisão ou sofás confortáveis. Comunique a todos da casa que aquela área será reservada para o seu trabalho;

 

  1. Não se distraia com tarefas domésticas. Mantenha-se firme em terminar suas tarefas. Talvez acreditar que varrer a casa, lavar a louça ou arrumar a cama não irão tomar tempo seja um engano. O tempo pode passar e você nem perceberá;

 

  1. Tenha certeza de que todos saibam que você está trabalhando. Seja firme ao dizer que está trabalhando, de fato, em um `home Office`. Ligações de familiares e amigos e convites para passeios podem o tirar do foco;

 

  1. Use a tecnologia a seu favor.

 

Utilize todos os recursos que a tecnologia pode oferecer. Muitas dessas ferramentas são gratuitas e facilitam o andamento de reuniões de vídeo pelo Skype ou Hangouts, aproveite o Google Docs ou Evernote para compartilhar documentos e para prestar contas das suas atividades para quem permanece na empresa;

 

  1. Esteja presente. Não deixe de participar de decisões importantes do trabalho. Ter iniciativa nessas horas é essencial, já que não estará presente fisicamente. Seja atuante e evite que a empresa esqueça de você. Mantenha a comunicação necessária.

 

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