Quem precisa trabalhar em um escritório pequeno sabe muito bem como é difícil deixar tudo organizado. São pilhas de papel jogadas nos cantos, caixas de produtos espalhadas por todos os lugares e móveis grandes demais que atrapalham a passagem.

Esses problemas afetam diretamente a produtividade dos funcionários. Além disso, caso seja necessário fazer uma reunião com algum cliente, toda essa bagunça pode passar a imagem de que a empresa é desorganizada, o que não faz bem para os negócios.

Para resolver essa situação, sem a necessidade de quebrar paredes, você pode contar com algumas dicas simples que vão deixar seu ambiente de trabalho mais arrumado.

Por isso, nesta matéria, você vai:

  1. Descobrir por que apostar nos móveis funcionais vale a pena;
  2. Aprender qual é o melhor lugar para guardar itens de valor;
  3. Entender como uma decoração minimalista pode valorizar o seu espaço.

Confira!

Prefira os móveis funcionais

Como um escritório pequeno precisa de espaço, é necessário criar um ambiente que seja bonito e prático ao mesmo tempo, unindo o útil ao agradável. Dessa forma, ao escolher os móveis para decorar o escritório, dê preferência aos modelos planejados, feitos sob medida para o ambiente.

Um bom exemplo disso são os painéis com TV embutida, que deixam o visual mais limpo e organizado. Você ganha espaço, ao não precisar de uma mesinha ou de um rack para apoiar a televisão, e ainda consegue se livrar dos fios, evitando riscos de acidentes.

Assim, fica mais fácil de fazer videochamadas com os sócios da empresa e realizar uma apresentação para os funcionários, por exemplo.

Outras sugestões de móveis funcionais:

  • Sofás-camas ou poltronas dobráveis;
  • Mesas com ajuste de tamanho (maior, em caso de reunião; menor, no dia a dia de trabalho);
  • Mesa de centro com os espaços vazados;

Leia também:
Para guardar: descubra quais itens você pode armazenar no self storage
Box de armazenamento: o que observar antes de contratar

Guarde itens importantes em um lugar seguro

Essa dica vale principalmente para as pessoas que possuem escritório em casa (home office) ou trabalham com um estoque de produtos que ocupa um espaço considerável.

No primeiro caso, a preocupação é não afetar a organização da casa com os problemas do escritório. E no segundo, o foco é na segurança da mercadoria.  

Ambas as situações podem ser resolvidas com um pequeno investimento em Self Storage, uma opção de armazenamento em que você pode alugar boxes para guardar diversos itens como:

  • Documentos;
  • Equipamentos;
  • Móveis de escritório.

Com ele, é possível, inclusive, guardar objetos de mudanças de colaboradores. Os contratos são atualizados mensalmente. Ou seja, o proprietário não fica preso a um serviço, quando não precisa dele.

Outra vantagem também é que somente o cliente fica com a chave do seu box, então a privacidade é garantida.

A Para Guardar é pioneira no ramo de Self Storage em Manaus. Com espaços de 2m² a 25m², você pode guardar com tranquilidade os seus itens de valor.

Para mantê-los sempre protegidos, a empresa também dispõe de cadeados especiais, câmeras 24 horas e alarmes monitorados.

Trabalhe com divisórias criativas

Em vez de paredes de concreto que diminuem ainda mais o espaço interno do escritório, você pode fazer as divisórias do local com outros tipos de materiais.

Uma ótima opção é investir nas paredes de vidro que são mais finas e permitem você ter uma visão maior do ambiente.

Como o material é muito versátil, é possível ainda:

  • Utilizar placas de vidro que vão do chão ao teto para isolar totalmente o lugar;
  • Instalá-lo em portas de correr que não exigem muito espaço para abrir e fechar;
  • Empregá-lo em pequenas baias para escritório.

Uma ideia que também pode ajudar é a possibilidade de usar estantes multifunções (com ou sem gavetas). Além de servirem para guardar pequenos objetos e alguns documentos, elas também dividem os cômodos sem necessariamente isolá-los por completo.

Aproveite mais as paredes

Entretanto, se o escritório possuir muitas paredes de concreto e você não conseguir aplicar as divisórias de maneira adequada, a dica é verticalizar a decoração, aproveitando o máximo de espaço nas paredes.

Em vez de comprar armários para guardar pastas, invista nas prateleiras. Elas são fáceis de instalar e mais baratas de adquirir porque podem ser feitas a partir de vários materiais: madeira, aço, vidro, entre outros.

Essa solução pode ajudar também como suporte para:

  • Quadros e porta-retratos;
  • Impressoras;
  • Livros e revistas;
  • Telefone fixo.

Ganchos suspensos também fazem sucesso por sua praticidade. Em áreas como a copa, eles auxiliam a guardar cestos de talheres, copos e xícaras.

Aposte em uma decoração mais minimalista

Quando se fala sobre escritórios pequenos, é muito importante pensar em uma decoração mais simples, que transmita conforto visual e aconchego, sem ocupar muito espaço.

Alguns truques são capazes de mudar completamente a aparência do projeto do escritório que pode ficar mais “amplo”. Veja:

As cores podem ajudar

Utilizar cores claras (ou neutras) é essencial para transmitir uma sensação de espaço maior. Como elas refletem a luz natural, os lugares vão parecer maiores do que são na realidade, ajudando, inclusive, a melhorar o conforto visual.

Opções de cores claras (ou neutras):

  • Branco e suas variações;
  • Off-white;
  • Cinza e sua variações;
  • Marrom claro;
  • Bege e suas variações.

Para manter o escritório pequeno planejado e totalmente personalizado, aposte nos objetos de decoração coloridos e nos vasos de plantas menores. Assim, o visual não fica monótono e o lugar ganha um toque de sofisticação e criatividade.

A iluminação certa faz a diferença

Um projeto de iluminação diferente também melhora a noção de espaço dentro do escritório. Por isso, invista em janelas amplas que captam bastante luz para proporcionar essa percepção de amplitude.

Saiba definir também o melhor tipo de luz porque esse detalhe influencia diretamente a produtividade da equipe. No caso dos escritórios, o mais aconselhado é o uso de luzes frias (tons mais azulados) porque elas estimulam a concentração e o aprendizado.

O uso de espelhos “aumenta” o ambiente

Usar espelhos na decoração do escritório é uma ótima alternativa para “duplicar” os espaços pequenos. Apenas tome cuidado para o lugar em que você pretende colocá-los porque ele precisa ser estratégico como:

  • Perto de janelas;
  • Em móveis embutidos como no painel com TV;
  • Nos corredores para aumentar a profundidade.

O que achou do conteúdo? Como você aprendeu, é possível trabalhar em um escritório pequeno e ter espaço suficiente para organizar todos os seus materiais.

Lembre-se de que além de bonito, o seu ambiente de trabalho precisa ser prático e funcional também para fazer você ganhar mais produtividade.

A Para Guardar entende bem como a falta de espaço pode atrapalhar o dia a dia na empresa. Por isso, nós nos colocamos à sua disposição para ajudar. Siga-nos no Facebook e acompanhe as nossas publicações no Instagram. Temos uma estrutura completa para sua necessidade.

Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp, clicando aqui

Deixe um Comentário

© 2019. Para Guardar Self Storage. Todos os direitos reservados.