Com o passar dos anos, nós acumulamos muitos objetos em vários cômodos da casa. Esse grande volume acaba tomando bastante espaço e deixando o local bem desorganizado. A primeira ideia que vem a mente é fazer uma faxina geral e se desfazer daquilo que não é mais útil. Mas essa tarefa pode ser mais difícil do que parece e Marie Kondo pode ajudar.

Afinal, como decidir se algo é realmente importante para você? O método Marie Kondo indica que a organização da sua casa pode refletir na sua vida, como um todo. Hoje, você vai aprender como funciona essa estratégia e como ela pode ajudar você a enxugar o seu espaço.

Marie Kondo?

Ela é uma japonesa que vendeu milhões de cópias do seu livro em todo o mundo. A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida é o título da obra que garantiu o sucesso de Kondo e ainda rendeu a ela um programa de TV.

Marie Kondo ensina que os itens que ocupam o espaço da sua casa podem ter influência na sua vida, por isso, eles precisam ser escolhidos minuciosamente. Afinal, arrumar a casa também significa arrumar a vida.

A melhor maneira de descobrir do que você realmente precisa é se livrando daquilo que você não precisa.
– Marie Kondo

Um método eficiente

Segundo a guru, ao arrumar a casa, apenas os objetos que nos fazem felizes devem ser mantidos enquanto aqueles que são indiferentes para nós precisam ser descartados. É uma oportunidade única para colocar ordem na casa e pôr um fim à bagunça com uma ótima justificativa.

Para Marie, não faz sentido guardar algo que não trás felicidade. Por isso, é preciso se libertar daquilo que faz que você tenha dificuldade de jogar as coisas fora.

Você também pode gostar de ler:
Como proteger móveis e objetos durante a reforma da casa?
Para guardar: descubra quais itens você pode armazenar no self storage

Por onde começar?

Parar de organizar as coisas por local e dividi-las por categorias é um ótimo começo. Sempre inicie o processo com as roupas, afinal, é mais fácil descobrir se elas ainda servem para você e se estão desgastadas ou não.

Evite dividir a organização de uma mesma categoria em dias diferentes. Comece e termine de uma vez. Segundo Kondo, não há necessidade de comprar móveis novos para guardar o que ficar para não haver um desvio do objetivo final de acumular mais objetos. Os móveis que você já têm podem suficientes.

O mesmo vale para a aquisição de organizadores como caixa, prateleiras e separadores. No final, eles acabam tomando ainda mais espaço e estimulando o acúmulo desnecessário.

Na prática, como a aplicação do método Marie Kondo funciona?

Nós separamos algumas dicas de Kondo para que você possa entender melhor. Olha só:

Dobre corretamente as roupas, assim, você economiza espaço;

Coloque os seus produtos domésticos em frascos para eliminar o excesso de informação visual que não desperta alegria;

Arrume as suas coisas sozinho. Esse precisa ser um processo literalmente solitário. Caso você permita que alguém o acompanhe nessa tarefa, a pessoa pode influenciar você a não desapegar dos objetos;

Esvazie a sua bolsa no final de cada dia porque manter limpo o recipiente que acompanha você pode ser muito agradável;

Não tenha medo de se livrar de presentes. A verdadeira importância deles está no ato de receber uma demonstração de carinho de alguém especial;

Não hesite em se desfazer de livros. Eles não são objetos sagrados. Faça uma doação e não gaste tempo e energia comprando várias estantes para abrigá-los. Mantenha apenas aqueles livros que tragam felicidade quando você os olha.

Para quem tem dificuldades em desapegar

Uma ótima alternativa para guardar as coisas que você não utiliza com tanta frequência mas não quer se desfazer é contar com um self storage. Assim, você pode ter um box do tamanho que você precisa e ainda garante que eles estejam seguros.

Gostou do conteúdo? Como você pode imaginar, arrumar uma casa é um grande desafio, ainda mais se o espaço for pequeno. Se esse for o seu caso, temos uma boa notícia. Nós listamos 7 maneiras eficientes de organizar os objetos em uma casa pequena. Acesse o conteúdo gratuitamente clicando aqui.

Deixe um Comentário

© 2019. Para Guardar Self Storage. Todos os direitos reservados.